Prezados Gestores de Saúde e Municipais, 

O grupo de trabalho COVID19Municipio, numa ação coordenada pelo  CACD-UEFS adotou um questionário para ser aplicado a população dos municípios. Ele detecta precocemente potenciais suspeitos de contaminação, nível de prevenção e os riscos das pessoas. Passando  as informações as Secretarias de Saúde, VIA PLANILHA E GRÁFICOS, para planejamento de ações com base em dados amplos, autodeclaratórios, sujeitos a confirmação médica.

Esta é uma ferramenta de suporte municipal, para apoiar decisões sobre formas de abordagem e combate a Pandemia de coronavírus 19, considerando aqueles em isolamento social,  de forma a antecipar ações, dar orientações básicas e trabalhar a dificuldade sistêmica da aplicação de testes em massa que são escassos, na rede básica de saúde e no país, conforme amplamente divulgado, bem como a demora dos resultados laboratoriais frente a grande demanda. 

Acreditamos ser especialmente interessante para pequenos municípios, neste enfrentamento do COVID-19 , apesar de não se restringiram a eles. Com certeza, não se destinam as grandes núcleos urbanos.  Esta ferramenta, so funciona com o acordo da Secretaria de Saúde Municipal e favorece dois conjuntos da população, mais expostos: 

  1. A população que pode adotar o isolamento social, mantendo e reforçando-o através do acolhimento e escuta virtual. Evitando  ou adiando idas a hospitais e postos de saúde.
  2. Aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, que reduzirão a exposição pessoal, incentivando e/ou respondendo, com as famílias que atendem, o questionário. Posteriormente, acompanhando dia a dia, se necessário. Assim, é possível detectar momentos de problemas e mudanças, e a necessidade de encaminhamento para um Posto ou Hospital para acompanhamento médico direto pode ser, relativamente, prevista e planejada.

Em ambos os casos, o questionario de acompanhamento virtual, além de favorecer maior isolamento, acalma “medos e desconfortos” podendo ter uma ação psicológica positiva. A comunidade, ao responder diretamente e/ou através de contato de um agente de saúde, sente-se menos abandonada, e percebe a presença do município, preocupado com ela.  Os ACS´s se sentem mais protegidos, e podem tornar-se mais aptos a ajudar no processo, já que os riscos presenciais são fortemente reduzidos.

O site COVID19Municipio, apresenta três produtos derivados do questionário – base: os primeiros sigilosos e exclusivos das Secretarias de Saúde, dos municípios que aderirem a proposta; o terceiro um boletim público, que informa números de respostas ao formulário, e o número de potenciais suspeitos que estão sendo monitorado, em cada município. 

Esperamos obter respostas que, ao longo do tempo,  permitam oferecer um acompanhamento sistêmico da situação. Caso seu município tenha interesse, preencha a  FICHA DE ADESÃO (clique aqui), com as informações solicitadas. Em seguida, entraremos em contato, para apresentar o formato da área restrita, para avaliação e confirmação da adesão. Em poucos tempo,  o formulário do seu município estará  pronto para ser utilizado.

UNIDOS podemos vencer este inimigo invisivel! Nossa equipe espera por seu contato.

Profª Drª Marjorie Cseko Nolasco

Coordenadora da ação 

UEFSviva!  CACDconta a Pandemia!

solicite a participação de se município! Preencha o formulário de adesão!